Equilibrar as emoções é a capacidade de conseguir manter um controle mental diante de determinadas situações, relacionadas à vida amorosa, social, acadêmica, financeira, ou outras áreas. Uma pessoa considerada equilibrada emocionalmente consegue lidar com imprevistos e situações de estresse muito melhor.
Se manter equilibrado significa cuidar da integridade mental e física. Afinal, não saber enfrentar fortes emoções pode desencadear quadros de depressão, ansiedade, bipolaridade, insônia, entre outras síndromes.
Segundo pesquisas realizadas por uma plataforma online voltada para a saúde mental, cerca de 86% dos brasileiros possuem algum desses transtornos. Ou seja, a perda do autocontrole é algo relativamente comum na sociedade atual.
Chegar ao equilíbrio envolve comprometimento e paciência. Para te ajudar, a Super Estágios preparou algumas dicas de como alcançar o tão sonhado equilíbrio emocional!
Sempre Reflita
Todos os dias procure um lugar calmo e livre de interrupções para refletir sobre alguns aspectos do dia, e da sua vida. É importante pensar nos acontecimentos daquele dia, nas ações que você tomou, nas reações que você teve e analisar pontos que precisem de algum tipo de melhoria. Essa análise do seu comportamento com certeza vai te ajudar a tomar decisões e atitudes mais centradas e equilibradas.
Libere suas emoções
Controlar os sentimentos não significa reprimi-los. Se permitir sentir medo, tristeza, alegria, raiva, dentre tantas outras emoções, é muito benéfico. O ponto central de se alcançar o equilíbrio é não deixar que quaisquer sensações interfiram no seu bem estar e te controlem, você que precisa controlar esses sentimentos.
Se dê uma pausa
Ao se deparar com alguma situação que te desperte sentimentos ruins, como o estresse ou a decepção, a primeira coisa a fazer é se dar uma pausa. Isso é necessário para exercitar a reflexão e para que as decisões tomadas não sejam precipitadas. No início não será fácil sair do automático, e aprender a respirar antes de agir, porém com tempo e prática ficará mais fácil.
Tenha disciplina
Após a decisão de iniciar o processo de alcance do equilíbrio emocional é necessário ter disciplina. Manter o comprometimento é indispensável para que todo o seu esforço tenha valor e produza resultados.
Peça ajuda
Deixar as pessoas ao seu redor te ajudar é fundamental. Procurar por alguém, desabafar e dividir o que está sentindo é sempre a opção mais saudável para o corpo e para a mente.
Além do apoio de amigos e familiares, buscar por profissionais, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras, também é indispensável. São eles que poderão te auxiliar melhor em quaisquer situações que precisam ser trabalhadas e resolvidas de forma mais profunda e específica.
Entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação que presta apoio emocional, também é uma opção muito válida. Através do canal você consegue atendimento gratuito por chat, ligação, e-mail ou pessoalmente.
Portanto, foque no que deseja atingir e tenha bastante determinação e força de vontade. Você não está sozinho!
Neste mês de setembro a Super Estágios abraçou a campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. Juntos somos mais fortes.
Acesse superestagios.com.br