Os primeiros momentos de novos estagiários em uma empresa são extremamente importantes. São nesses momentos, que o novo membro da equipe cria uma ideia do que é a empresa e das atividades que irá desempenhar. Além disso, são nesses primeiros dias que o colaborador costuma comentar mais sobre a empresa para amigos e familiares. Portanto, tratá-lo da melhor forma possível também significa dar uma boa projeção à sua corporação para outras pessoas.
Investir em boas práticas de recepção, integração e treinamento é fundamental. A equipe de relacionamentos humanos deve pensar estrategicamente nas medidas que tomarão para que os novos se adaptem à cultura organizacional e se integre com os outros membros, além de apresentar todas as atividades que serão desenvolvidas na prática.
Para auxiliar diversas empresas nesse processo e garantir ao estagiário uma integração rápida, simples e eficiente, foi criado o sistema Onboarding. Através das técnicas dessa estratégia de gestão de pessoas é possível otimizar o tempo e fazer com que o novo integrante se adapte ao ambiente e às suas regras muito mais rápido através de quatro pilares: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.
Para isso, preparamos um guia completo para promover o melhor Onboarding para os novos colaboradores de sua empresa! Confira:
Os quatro pilares
O método prioriza principalmente a orientação, a supervisão, o acompanhamento e o treinamento dos novos membros. Todas as dicas relacionadas giram em torno desses quatro elementos, visando a rapidez e a praticidade das ações de uma forma integrada. É muito importante que a equipe do RH vise sempre trabalhar esses fatores no estudante, pois sem eles a experiência de estágio não é aproveitada completamente.
Planeje
O planejamento é uma etapa necessária em todos os processos empresariais! Planejar significa dar um norteamento ao projeto, para que, todas as etapas sejam bem definidas e com maiores chances de sucesso, portanto no Onboarding não pode ser diferente.
É essencial definir as pessoas que estarão envolvidas no processo, o que será feito, como será feito, o tempo necessário, entre outros fatores. Elaborar um cronograma também é uma ótima forma de se organizar para otimizar tempo. Desse modo, todas as etapas ocorrerão de forma assertiva e objetiva.
Faça uso dos 4 C’s
Os 4 c’s dizem respeito aos 4 níveis mais importantes para que o processo de integração seja prático e efetivo. São eles:
• Clarificação
• Conformidade
• Conexão
• Cultura
A Clarificação é o processo de assegurar que o novo estagiário entendeu perfeitamente suas atividades e de que tudo está claro em sua mente. Garantir que não haja dúvidas acerca das tarefas gera um desempenho melhor e mais ágil por parte do estagiário.
A Conformidade é o ensinamento das tarefas do recém chegado e das normas do local. É necessário que tudo seja bem explicado para que ele tenha em mente o que deve e o que não deve fazer.
A Conexão é o momento de apresentar o estagiário à equipe. Além disso, é necessário explicar como funciona a comunicação interna e as redes de informação do time.
A Cultura diz respeito à apresentação das práticas e costumes organizacionais. O termo é utilizado para designar todas os valores e propósitos da empresa. Esse é um conhecimento empresarial base que todos que trabalham em qualquer companhia devem possuir.
Escolha um bom supervisor
O supervisor do estagiário deve ser alguém que tenha a capacidade de orientar, ajudar e acompanhá-lo da melhor maneira possível. Por isso, deve ser uma escolhido levando em consideração o perfil e as funções desempenhadas pelo novo membro dentro da corporação.
É muito importante que o supervisor seja receptivo e faça o estagiário se sentir confortável para tirar dúvidas sempre que precisar.
Atenção à diferença de setores
Apesar das etapas serem padronizadas em sua maioria, após um certo ponto o gerenciamento de RH deve selecionar métodos diferentes de onboarding para cada setor, visando o treinamento específico para cada área. Um estagiário de T.I., por exemplo, precisa de um treinamento diferente de um estagiário de marketing ou da área jurídica.
Portanto, os métodos aplicados precisam ser diferentes para que os novos membros de diferentes áreas tenham uma recepção e um treinamento adequado e com maior foco nas atividades que irão exercer em seu campo de conhecimento. Esse treinamento pode ser realizado ao longo do estágio com as orientações do supervisor. Assim, o universitário aprende já na prática de acordo com os moldes da empresa e a corporação otimiza seu tempo por não precisar separar horários específicos para treinamento.
O Onboarding torna o processo de recepção muito mais agradável e eficiente tanto para a empresa concedente como para o novo estagiário. A utilização de métodos rápidos e simples faz com que todas as etapas se tornem mais leves e agradáveis. Afinal, a praticidade é sempre bem-vinda.
Para contratar estagiários de uma forma prática e 100% online acesse superestagios.com.br e encontre os perfis ideais para sua empresa! Nós oferecemos todo o suporte para que a a seleção e contratação de novos membros seja fácil e assertiva.